sábado, 28 de março de 2009

A FOTOGRAFIA NA CIÊNCIA FORENSE


Alphonse Bertillon (1853-1914)


Bertillon, era filho do médico e professor Louis Bertillon, foi um criminologista e antropólogo francês que criou o primeiro sistema de medições físicas, fotografia e de manutenção de registros que a polícia poderia usar para identificar criminosos reincidente. Antes de Bertillon, suspeitos só poderia ser identificado através do testemunho de pessoas. Bertillon começou sua carreira como um escriturário registros no departamento da polícia parisiense. Seu amor de forma obsessiva o levou a rejeitar a não sistemática dos métodos utilizados para identificar suspeitos e motivado para ele desenvolver seu próprio método, que combinou medição sistemática e fotografia. Em 1883, a polícia parisiense aprovou o seu sistema antropométrico, chamado de signaletics ou bertillonagem. Os indivíduos eram identificados através de medições da cabeça e do corpo, forma e formações da orelha, sobrancelha, boca, olhos, etc, marcações individuais, tais como tatuagens e cicatrizes, personalidade e características. As medições eram feitas e inseridas em uma fórmula que refere a um único indivíduo, e registrados em cartões que também suportaram uma fotografia frontal e de perfil do suspeito (o "mug shot"). Os cartões eram então sistematicamente arquivados e indexados, para que pudessem ser facilmente recuperados. Em 1884, após uma demonstração identificando cerca de 241 reincidentes, a “bertillonagem” foi aprovado pelas forças policiais da Grã-Bretanha, Europa e nas Américas.




Alphonse Bertillon em 1885 Arquivos criminais do metodo Bertillonagem,1887


Um das contribuições mais importantes de Bertillon para ciência forense foi o uso sistemático da fotografia para documentar a cena de crime afim de gerar provas. Ele concebeu um método de fotografar crime cenas com uma câmera montada sobre um tripé alto, para o documento e vistoria a cena antes de ter sido perturbado por investigadores. Ele também desenvolveu a técnica chamada de "métrica fotografia", que servia para medir o espaço e distância de objetos utilizados na cena do crime.




Fotografia com tripé na cena do crime, por Alphonse Bertillon em 1890



Fichas criminais, porAlphonse Bertillon em 1885

Em meados da década de 1890, Bertillon tinha alcançado fama internacional, através de artigos em publicações populares e exposições internacionais. Ele lutou contra os que veementemente defendida dactiloscópicos identificação, mas acabou incorporada impressão digital em seu sistema, embora não aceitasse com identificação. Trabalhou também para promover o desenvolvimento de outras técnicas forenses científicos, tais como análise caligráfica.


Fichas criminais com impressões digitais, por Alphonse Bertillon em 1891




Fotografia criminais , Polícia de Nova York em 1914